A pele que habito

O médico e o Monstro latino.



"Babushkas são aquelas bonecas tchecas que se encaixam umas dentro das outras. A criança abre a primeira e encontra em seu interior outra semelhante, mas menor. Abre essa boneca menor e encontra uma terceira,ainda menor, e assim por diante até a última,pequenínissima, de madeira maciça- que não se abre.O briquedo parece ter por objetivo provocar a surpresa,mas como provocar a surpresa ad infinitum? Basta deixar a boneca fechada;o que há no interior do corpo? Um outro corpo, ainda.O que há no interior deste novo corpo? Também um novo corpo". ( O livro da Metaficção,Bernado,Gustavo)

Esse paragrafo do livro Metaficção de Gustavo Bernardo resume muito bem A pele que habito,o novo filme de Almodovar. Se divide basicamente em três atos: apresentação dos personagens, suas histórias e de como se tornaram o que são. Primeiro vemos os personagens no presente,e lentamente vemos como chegaram até ali através de flashs do passado. Em cada ato parece que abrimos uma daquelas bonecas, mas ao contrário delas cada vez que abrimos temos desagradaveis surpresas sobre personagens complexos,deturpados e aterrorizantes. Mas a surpresa é infinita.
Como não havia visto o trailer e ao menos lido a sinopse, estranhei a classificação como genero de terror. Mas vendo hoje percebi o porque. Não é um filme de terror propriamente dito. Não há sustos fáceis ou explicitos,na verdade o que há é o terror do mal estar: o mal estar causado pelo comportamento doentio do personagem de Banderas,o afiar de laminas(só vendo para entender),o uso do sexo como arma e até mesmo um rabo de tigre(de novo:só vendo para entender).O terror esta em sua totalidade, no contexto. Em A Pele que Habito, Almodovar se despede das cores fortes, cenários kitsh e personagens femininas fortes. Aqui há homens doentes e vingativos e personagens duplos.
“um bom filme é aquele capaz de prender a atenção do espectador de tal forma que ele esqueça que está em um cinema”. Billy Wilder estava certo ao fazer essa declaração. Pois mesmo Almodovar suscitando questões valiosas como evolução da ciência e do homem,o ponto que a ciencia chegou ao intuito de criar o super homem, bioética e sexualidade ele na verdade é um excelente contador de histórias que nos segura na poltrona até chegarmos ao fim da mesma.

Oscar Moment: Não é apenas uma cena mas todas as que mostram o processo de...Melhor não.Pode estragar a surpresa.

Curiosidades:
Do mesmo diretor de Abraços Partidos.

Baseado no romance Mygale, de Thierry Jonquet.

A Pele Que Habito teve um orçamento de 13 milhões de euros.



Titulo Original: La Piel que Habito
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Origem: Espanha
Estreia: 04 de Novembro de 2011
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar e Thierry Jonquet
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 16 anos
Ano: 2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário