Capitão America








Houve uma época em que eu não sabia o que era capitalismo. Não sabia o poder de manipulação que os Estados Unidos possuia e muito menos de seu nacionalismo exacerbado. È claro que estou falando da minha infância. Dentro desse contexto de ingenuidade pura, meu tempo era preenchido por filmes e mais filmes hollyoodyanos e por inúmeros desenhos.E o desenho de super herói que mais me marcou com certeza foi Capitão America. Não me interessava se seu uniforme era uma clara alusão a bandeira americana,não me interessava se sua criação foi inspirada em meio a segunda guerra para propagar a imagem de "bom moço" do país. O que me interessava era ver o Capitão América em ação,salvando o mundo em mais um inesquecível episódio.
Aquela geração que assistia o desenho cresceu. Se tornou cínica e incrédula. Então como fazer um filme que resgate um sentimento perdido em meio ao crescimento?
Simples:Esquecer de franquias e se preocupar em desenvolver uma história com honestidade e sem segundas intenções(leia-se arrecadar lucros somente)agrandando ao público e não aos grandes estúdios.
Com a direção de Jonh Houston( Jumanji) Capitão America é uma aventura no sentido clássico:segue a fórmula prática de roteiros de filmes de ação(herói franzino + obtenção de super poderes + amor platônico)e vilões que realmente são vilões com todos os seus apetrechos visuais clássicos. E há uma harmonia e interação do elenco tão tangível que quem assiste se sente transportado para aquela época da inocencia e por um momento se esquece de todo o cinismo.
Para quem não conhece a história lá vai:
2ª Guerra Mundial. Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem que aceitou ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o supersoldado americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr em risco na luta contra os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército, marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a estima dos combatentes. Para tanto passa a usar uma vestimenta com as cores da bandeira dos Estados Unidos, azul, branca e vermelha. Só que um plano nazista faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra.

Trailer:


Título original: (Captain America: The First Avenger)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Joe Johnston
Atores: Chris Evans, Hugo Weaving, Tommy Lee Jones, Stanley Tucci.
Duração: 124 min
Gênero: Aventura

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Diego Soares disse...

oscar moment? (sugestão: quando ele ganha um novo corpo)

Vanessa Santos disse...

oh yeah!

Postar um comentário