O Balconista




You gotta love the 90's!

Grande estréia de Kevin Smith no cinema. Se aproveitando da geração X(pra quem não sabe é a chamada geração sem perspectivas e sem rumo profissional.Geração de muito blablabla e de pouca ação)essa comédia verborragica nos convida a participar de um dia bizarro e hilariante na vida de Dante, um atendente de loja de conveniencia em Nova Jersey. Durante o dia ele lida com os clientes mais estranhos,a namorada exigente e seu amigo Randal que trabalha na videolocadora vizinha. Do momento que ele acorda ao fim do dia tudo que poderia dar errado acontece:o acordam as seis da manhã para trabalhar no seu dia de folga,um antitabagista faz manifestação em sua loja sabotando a venda de cigarros(atenção para o detalhe que o que mais vende na loja são cigarros),descobre que a namorada...(não irei contar para não estragar a surpresa de rachar o bico!)e por aí vai. Durante o filme parece que a lei de Murphy esta a "solta". Mas são as desgraças cotidianas passadas por Dante que nos garante ótimas risadas. Não posso esquecer também da dupla de vendedores de drogas que fazem ponto justamente na porta de sua loja. E quem são eles? Jay e Silent Bob fazendo sua primeira ponta.
Para quem esta inserido na cultura pop underground irá se deliciar com os dialogos rápidos, sagazes e banais sobre filmes,HQs,relacionamentos e outras amenidades. Esses dialogos são travados não só entre os amigos mas também com os clientes loucos que entram na loja.E tudo ocorre ao som da melhor trilha da época como Bad Religion, Alice in Chains e Soul Aysiloum.
Tipo de filme para se ver de tempos em tempos com um grande sorriso no rosto.

Oscar Moment: As conversas entre Dante e Randal sobre O retorno de Jedi e a cena do banheiro com a ex namorada.(Se falar mais estraga a piada).

Curiosidades:
O Balconista foi o primeiro filme de Kevin Smith.
Por conta de ter pouca verba, o filmou em preto e branco. Conseguindo com isso um ar mais intimista.
O próprio Kevin Smith financiou seu filme vendendo sua coleção de HQs e pedindo dinheiro emprestado à familia e amigos.
Foi filmado na loja em que Smith trabalhava na época.
Para poupar dinheiro com elenco escalou sua família nos papéis de codjuvantes. Sua mãe( Grace Smith) atua como a "senhora do leite".
Vencedor do festival de Sundance de 1994.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário