Waking Life

http://1.bp.blogspot.com/-ujUDZvFnCbU/Twg1-y-5zjI/AAAAAAAAAjc/zk2aGzM5Ghk/s1600/waking-life-mid.jpg


Assisti a esse filme pela primeira vez ainda adolescente em uma tarde de puro tédio. Após assisti-lo o marasmo deu lugar a pensamentos desconexos nunca antes tido sobre sonhos, realidade e existencialismo. Alguns anos mais tarde assisti para fazer um trabalho na faculdade. A experiência foi diferente. Os temas abordados no filme já me eram familiares e ampliaram minha visão do mundo. Já nessa terceira visita, percebi que Waking Life é o tipo de filme que pode ser comparado às bonecas russas: há mais mistérios e significados do que podemos ver.
 http://wakinglifemovie.net/Content/wakinglife.jpg
Sem se importar com a linha narrativa tradicional, o diretor Richard Linklater ( Jovens, loucos e Rebeldes) trabalha com ideias e notas para abordar a seguinte questão: “Será que somos sonambulos quando estamos acordados ou estamos acordados quando estamos sonhando?”. A fim de encontrar respostas,ele vagueia por pessoas e lugares diferentes. Entre elas aparecem figuras ilustríssimas da nossa realidade como Robert C. Solomon, filósofo da Universidade do Texas, o diretor Steven Soderbergh e ilustres figuras ficcionais como Jesse e Celine, personagens de Antes do Amanhecer, que oferecem debates e diálogos filosóficos sobre  a evolução da linguagem, o papel da mídia, o livre arbítrio e a formação científica para o sentido de identidade.
 http://fc06.deviantart.net/fs20/i/2007/261/b/4/Waking_Life_by_nrichar1.jpg
Linklater encontra inúmeras maneiras de filosofar sobre a existência e realidade. Não há sexo, violência ou história: apenas conversas. É um filme com  pessoas falando constantemente sobre o significado da vida. Não é um filme fácil mas é uma obra visualmente fantástica e única, que oferece propostas filosóficas intrigantes sobre os princípios básicos da vida, e ao mesmo tempo é uma fonte constante de humor e espanto.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário