Antes do Amanhecer


Assisti a esse filme em uma madrugada insone de verão há treze anos atrás. Zapeando pelos canais me deparei com essa maravilha. Sendo ainda uma cinéfila em formação, comecei a assistir sem saber quem era o diretor, elenco e  história. Mas a surpresa e o encantamento foi imediato e desde então tornou-se meu filme favorito.
Antes do Amanhecer é um daqueles raros filmes que se assistirmos de tempos em tempos só tendem a crescer dentro de nós. Olhares, cenários, diálogos que antes passam despercebidos, a medida que vamos assistindo, vão ganhando outros significados, profundidade e contornos.
Escrito por Richard Linklater, em parceria com sua esposa Kim Krizan, o filme é  inspirado em um episódio na vida do diretor no qual ele conheceu uma mulher em uma viagem a Filadélfia e passou a noite toda  conversando com ela.
 
O filme conta a história dos viajantes Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), que se conhecem por acaso durante uma viagem de trem por Viena. Imediatamente sentindo que há uma química entre eles após pouco tempo de conversa, o jovem americano convida a jovem francesa a descer em Viena com ele para que possam passar um dia juntos antes que ela pegue o próximo trem. Mesmo hesitante, ela aceita, o que permite a eles explorarem não apenas a beleza do local, mas as ativas mentes  um do outro, ao se exporem em conversas extremamente honestas, sensíveis e inteligentes. A base da película são essas conversas que exalam uma sensibilidade quase tangível. São proferidas pelos atores com uma naturalidade e espontaneidade única abordando temas cabeludos como morte, religião, o sentido da vida, família, relacionamentos e até mesmo sobre reality shows (numa época que essa praga ainda não era comum). Os assuntos são diversos, variados e intensos. Tudo em um ritmo muito rápido. Afinal eles só possuem um dia e a vontade de se conhecerem profundamente é absurda. E é esse desejo que nos envolve e nos incita a conhece-los também. 
 
Tendo passado mais de uma década em que assisti essa obra prima pela primeira vez, após tantas visitas e revisitas, sei quem é o diretor, detalhes sobre a edição, posição de câmera...enfim todo o blablabla técnico. Mas aquela sensação, aquela surpresa de ter assistido algo tão belo, espontâneo e real vai ficar impresso eternamente na minha alma e memória.
 Afinal como diz Celine: " Se há alguma magia nesse mundo, deve existir na nossa capacidade de sentir o belo nas coisas do mundo."

Título: Before Sunrise
Diretor: Richard Linklater
Elenco: July Delpy, Ethan Hawke, Adam Goldberg
Ano: 1995
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário