Garota da Vitrine


"Ao ver Mirabell se afastar, Ray Porter sentiu uma perda. 'Como é possível?', pensou ele, sofrer por uma mulher que ele manteve a distância. Para não sentir a falta dela quando ela fosse embora. Só entao percebeu o quanto querer só uma parte dela, e não ela inteira fez os dois sofrerem. E como não podia justificar seus atos, exceto por a vida ser assim."

Baseado em seu próprio livro, Shop Girl, e dirigido pelo diretor britanico Anand Tucker, a história começa com o cotidiano de Mirabelle( Claire Danes). No trabalho como atendente do departamento de luvas ela observa casais, mulheres, as próprias colegas de trabalho. Desse ínicio já percebemos que até então ela passa pela vida como observadora. Uma solitária observadora da vida. A única atividade que ela exerce para descarregar seus sonhos de uma vida melhor é através de sua arte à noite,quando chega do trabalho. 


Em um dia qualquer, na lavanderia do prédio conhece Jeremy (o talentoso Jason Schwartzman),um desastrado criador de fontes para computadores com pouca ambição e menos dinheiro ainda. Ainda que sua falta de jeito e perspectivas sejam fatores de repelencia ela inicio um relacionamento com ele. Nesse momento surge Ray Porter(Steve Martin), um rico e charmorso coroa que arrebata seu coração. È claro que Mirabelle se interessa por Ray e deixa o ingenuo Jeremy de lado.
Com esse enredo A garota da vitrine tinha tudo para ser mais um filme clichê envolvendo triangulo amoroso  ou então uma comédia romântica convencional no "Meg Ryan style".Ao invés disso, o que vemos é o amadurecimento dos personagens e sua busca por si mesmo. È uma exploração doce e amarga do amor no mundo real, da confusão e dos problemas de comunicação entre homens e mulheres que acabam por estragar tantos dos romances modernos. É uma história que levanta discussões e gera conversas sobre as diferentes coisas que buscamos no amor—e como às vezes nos comprometemos por aquilo que precisamos e não no que queremos justamente por não nos conhecermos.

Trailer:
 http://www.youtube.com/watch?v=YODMeNOSofo
 Diretor: Anand Tucker
Elenco: Steve Martin, Claire Danes, Jason Swartzman
Ano:2006

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Conspiração Americana



Diretor de Leões e Cordeiros, Robert Redford assume de vez sua veia liberal com seu novo filme  A Conspiração. Se em Leões, seu olhar é para o presente dos EUA e a guerra no Afeganistão em seu novo longa o foco é seu passado hipócrita. 
Redford faz parte do time dos poucos diretores lúcidos dos EUA. È politizado e liberal. Mas cinematograficamente falando, ao utilizar os personagens somente para representar sua opinião peca em não desenvolve-los e  não dota-los de profundidade. Mas se por um lado os personagens são fracos, o elenco faz jus ao talento. Kevin Kline, James McAVoy, Robin Wright,Tom Wilkison faz parte do time de feras que confere emoção aos personas (exclundo Alexis "Gilmoregirls" Bledel que esta totalmente apagada como a namorada do advogado. Talvez porque seu personagem não exerça nenhuma função).

O ano é 1865. Abraham Lincon é assassinado em um teatro. Os responsáveis pelo ato são pegos, acusados e condenados a forca. Além dos sete homens presos a mãe de um deles também é presa injustamente. Surrat, de 42 anos, era proprietária do local onde os suspeitos e seu filho se encontravam para planejar  ataques simultâneos. Resta ao recém formado advogado  Frederick Aiken (James McAvoy) intervir por essa senhora. O problema é que a caça as bruxas e o desejo de vingança dificultarão um julgamento justo.
                                                                       
È aí que reside a discussão: A dialética entre indivíduo e a instituição. Se Frederick  recem saído da guerra da recessão ao lado dos nortistas, como defender uma mulher sulista  acusada de matar o seu presidente? Agir de acordo com as a ética do direito ou de acordo com seu próprio juízo de valor e abandonar o caso?
È politizado, inteligente e reflete as ações estadunienses ao longo da história. O longa possui alguns erros como a existencia da personagem de Alexis mas nada que comprometa o resultado final.

Diretor: Robert Redford
Elenco: James MAcvoy, Tom wikison, Alexis Bledel,Robin Wright
Ano:2011

Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=YjCyUGnnF7s

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os Fantasmas se divertem



Com algumas notícias pipocando sobre possível sequencia de Beetlejuice (Os fantasmas se divertem) é valido rever essa hilária obra de Tim Burton realizada há vinte e três anos atrás. Vinte e três anos atrás...O que é admiravel nos filmes de Burton é que até mesmo os mais antigos filmes parecem ser recentes devido aos surpreendentes efeitos e tecnologias utilizados.
Beetlejuice reúne as principais marcas de Burton: elenco em sintonia, clima gótico e efeitos especiais surpreendentes e divertidos numa irreverente viagem ao mundo dos mortos. E claro o maravilhoso realismo fantástico que conquistou a todos desde seu primeiro curta,Stalk of the Celery. 

Marido e mulher (Alec Balwdin e Geena Davis) morrem num acidente e continuam a viver, como fantasmas, em uma casa de campo onde moravam. Quando chegam os novos proprietários (típica famila nova iorquina), o casal recorre aos préstimos de outro fantasma-especializado em assombrações para afasta-los do lugar ( Michael Keaton,perfeito).
Mais uma vez, Burton nos premia com uma história simples mas realizada de uma forma tão divertida,tão bem produzida, que assim que acaba o longa dá vontade de entrar naquele mundo novamente. E essa vontade,só os melhores filmes provocam.
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/50d2-UBB1Nw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Título: Os fantasmas se divertem
Elenco: Michael Keaton, Alec Baldwin,Winona Rider,Catherine O'hara
Diretor: Tim Burton
Ano:1988

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O Estranho mundo de Jack


O mundo de Jack é realmente estranho:Bruxas,esqueletos,lobisomens, escuridão e clima gótico. Jack Skellington é um ser fantástico que vive na Terra do Halloween e organiza, todo ano, a festa mais assustadora do calendário norte-americano. Entediado da rotina e vagando na floresta, ele se depara com portais que conduzem a outras festividades - a Páscoa, a Ação de Graças - e decide atravessar o portal do Natal que o leva a conhecer a colorida e iluminada festividade recheada de amor, presentes e espírito natalino. Convencido a abraçar essa celebração, Jack convence os outros habitantes a sequestrar Papai Noel e a elaborar o seu próprio Natal, apesar das premonições de Sally, uma boneca de pano costurada pelo Dr. Finklestein, preverem algo ruim e trágico.

Com a tecnologia do stop motion ( é uma técnica de animação fotograma a fotograma ou quadro a quadro com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador), e com roteiro e produção de Tim Burton, o longa é visualmente um deleite para os olhos e o enredo,embalado pelas agradavéis músicas de Danny Elfman, um relaxamento para a mente.
 O detalhe é que a animação é de 1994 mas parece ter sido feita somente há alguns anos. Se parece ter um enredo infantil quem irá se divertir mais são os adultos.
Trailer:
 http://www.youtube.com/watch?v=LuvdeINbNhM

Título: O estranho mundo de Jack
Duração:88 minutos
Direção: Henry Selick
Produção: Tim Burton

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS