Um Dia




Antes de qualquer coisa é necessário compreender o seguinte ciclo: Desde a greve dos roteiristas que o cinema americano esta em decadencia. E com a crise financeira não ajudando em nada o que acontece? Filmes rasos mas com grande apelo comercial. Agradam a grande massa e dão lucro. O retorno financeiro garante a sobrevida de filmes autorais e candidatos a Oscar no final de ano.
Pensando dessa forma dá para entender filmes como Um Dia e outras bagaças.
Um Dia é a adaptação do best seller de David Nichols. Conta a saga de de Emma e Dexter, desde o dia em que se conhecem (dia quinze de julho) até os anos atuais. Emma é uma doce recém graduada que tem, aparentemente, o sonho de mudar o mundo. Dexter é um burgues bon vivant que só quer aproveitar a vida. Desde 1988 testemunhamos suas vidas pontualmente no dia quinze de julho de cada ano:Término de graduações,a crise dos vinte e cinco,entradas e saídas de namorados(as), empregos ruins,casamentos e morte de familiares. Isso tudo com uma certeira trilha sonora da época(pelo menos nisso não erraram). O que poderia ser um grande épico profundo sobre relações humanas e a dualidade do ser humano se torna um desastroso romance de banca de jornal condensado em uma hora e meia. O roteiro é fraco, dialogos são batidos e é o primeiro filme em que não há transformação dos personagens principais e da própria relação amorosa ao longo de tanto tempo. Mas o pecado maior é a ausencia de explicação sobre a motivação dos personagens. O que os motiva a ficarem juntos? A se tornarem amigos? A Emma se apaixonar pelo egoísta Dexter? Essas perguntas logicamente devem ser respondidas nos outros dias não retratados no filme fazendo com que os ausentes 364 dias do ano sejam mais interessantes e curiosos do que o fatídico quinze de julho.
Fuçando um blog qualquer vi as seguintes linhas: Se você está sentido uma necessidade incontrolável de asssitir um romance nas telas, troque o cinema pelo home video, convoque a sua cara-metade e alugue Namorados para Sempre (com Ryan Gosling e Michelle Williams). Este sim, soube retratar de maneira bem mais convincente (e interessante) como as relações amorosas crescem, mudam e podem tomar rumos imprevisíveis ao longo dos anos.
Fica a dica. Sem mais.


Oscar Moment: O trailer.
Trailer:


Curiosidades:
Baseado no best seller homônimo do próprio roteirista David Nicholls.
A atriz Romola Garai rodou suas cenas no intervalo das filmagens da minisérie The Crimson Petal and the White (2011).
Durante as filmagens na Escócia, Anne Hathaway teve boa parte de seu corpo exposto para cenas em que mergulha pelada com Jim Sturgess. Apesar dos cuidados com a equipe de gravação, Hathaway não contava com os muitos telefones celulares de moradores do condomínio atrás da locação, que registraram tudo, mas curiosamente não foram parar na internet. Desde então até agosto de 2011, a atriz se diz muito grata pela classe demonstrada pelos moradores ao não exibir tais cenas.
Filmado em Edinburgh, na Escócia e Londres, na Inglaterra, além de Paris, França.

Título original: (One Day)
Lançamento: 2011 (Estados Unidos)
Direção: Lone Scherfig
Atores: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson, Tom Mison.
Duração: 108 min
Gênero: Drama
Status: Em cartaz

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário